Santo Antão: Central fotovoltaica para abastecimento de água já está pronta a funcionar

Ribeira Grande, 15 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, disse hoje à Inforpress que o processo de instalação da central fotovoltaica para abastecimento de água “está concluído”.

“Neste momento, estamos no processo negocial com a Electra, com vista à assinatura de um protocolo de entendimento relativamente à gestão dessa central”, disse Orlando Delgado, explicando que um dos aspectos em cima da mesa negocial será “ contrapartida em termos de custos para se poder entrar em funcionamento”.

Orlando Delgado disse esperar que o protocolo seja ultimado para que a energia produzida nessa central fotovoltaica, localizada nas imediações da central única da ilha, nos arredores da cidade do Porto Novo, possa começar a fornecer energia à rede já que, reiterou Delgado, “todo o trabalho já está concluído e com energia pronta a entrar na rede”.

Segundo Orlando Delgado, o sistema de bombagem “está funcional” depois de alguma dificuldade inicial em que se pensou que havia um problema energético e “acabou-se por chegar à conclusão de que se tratava de um problema na programação das bombas”.

“O problema foi ultrapassado e, desde 01 de Maio, estamos a disponibilizar água a partir do sistema de bombagem”, disse Orlando Delgado, explicando que, agora, “só resta fechar a negociação com a Electra e começar a bombagem de forma efectiva”.

HF/JMV

Inforpress/Fim