Inicio Sociedade ANAPEE organiza seminário para debater desenvolvimento na primeira infância focando na criança...

ANAPEE organiza seminário para debater desenvolvimento na primeira infância focando na criança com deficiência

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A Associação Nacional de Apoio à Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV) realiza hoje, no auditório da CECV, o I Seminário intitulado “Desenvolvimento integral na primeira infância: O cuidado da criança com deficiência na atenção básica”.

O evento, organizado em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) visa, segundo a presidente da ANAPEE-CV,  Rosária Almeida Vieira, discutir os fundamentos do desenvolvimento infantil, abordando o modelo biopsicossocial da deficiência nas crianças em sua dimensão social.

Ainda segundo a mesma fonte, o seminário volta à “desconstrução da visão convencional sobre deficiência” e dos “preconceitos a ela vinculados”, dissociando-a das noções de doença, degeneração, desvio, incapacidade ou invalidez, e situando-a na perspectiva de uma “condição”.

“A primeira infância é o melhor investimento social existente, pois é de 0 a 06 anos de idade que a criança estabelece a arquitectura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida”, esclarece, sublinhando que caso isso não aconteça a criança não poderá desenvolver.

Por esta razão, sublinha a presidente do ANAPEE-CV, é tão importante que o Governo e a sociedade invistam na formação, educação e saúde, e nos diferentes aspectos que cercam a vida das crianças cabo-verdianas na fase que envolve a gestação, o nascimento e os primeiros seis anos de vida.

Para além destas atenções, Rosária Almeida foca-se também na integração das crianças com deficiência, na situação familiar a que alguns estão dotados levando a que sejam excluídos e evoca a garantia dos seus direitos que deveria ser salvaguardada pelo “governo, sociedade, instituições e organizações sociais”.

“Tendo em consideração a problemática, faz-se necessário essa discussão em razão da mudança paradigmática na conceituação de deficiência, da educação e desafios sobre cuidados das crianças em Cabo Verde”, defendeu.

O seminário dedicado as famílias e ONG que se dedicam as crianças com deficiência tem como objectivo fortalecer as competências das famílias com crianças com deficiência, na primeira

Infância, estimulando seu desenvolvimento integral e para que desenvolvam a sua autonomia para superem eventuais dificuldades e tenho acesso aos direitos das crianças.

Durante o seminário de um dia está previsto o debate a volta de dois painéis sobre “Políticas Públicas de Educação e Cuidados da Primeira Infância” e “Investimentos na Primeira Infância/ Prevenção”.

A Associação Nacional de Apoio à Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV) é uma organização de cariz social sem fins lucrativos, criada em Março de 2017, e tem por missão principal contribuir com práticas e conhecimentos na busca de padrões de excelência e inovação de forma a promover a inclusão social das pessoas com deficiência no âmbito dos valores da equidade.

PC/AA

Inforpress/Fim