ANAPEE organiza seminário para debater desenvolvimento na primeira infância focando na criança com deficiência

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – A Associação Nacional de Apoio à Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV) realiza hoje, no auditório da CECV, o I Seminário intitulado “Desenvolvimento integral na primeira infância: O cuidado da criança com deficiência na atenção básica”.

O evento, organizado em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) visa, segundo a presidente da ANAPEE-CV,  Rosária Almeida Vieira, discutir os fundamentos do desenvolvimento infantil, abordando o modelo biopsicossocial da deficiência nas crianças em sua dimensão social.

Ainda segundo a mesma fonte, o seminário volta à “desconstrução da visão convencional sobre deficiência” e dos “preconceitos a ela vinculados”, dissociando-a das noções de doença, degeneração, desvio, incapacidade ou invalidez, e situando-a na perspectiva de uma “condição”.

“A primeira infância é o melhor investimento social existente, pois é de 0 a 06 anos de idade que a criança estabelece a arquitectura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida”, esclarece, sublinhando que caso isso não aconteça a criança não poderá desenvolver.

Por esta razão, sublinha a presidente do ANAPEE-CV, é tão importante que o Governo e a sociedade invistam na formação, educação e saúde, e nos diferentes aspectos que cercam a vida das crianças cabo-verdianas na fase que envolve a gestação, o nascimento e os primeiros seis anos de vida.

Para além destas atenções, Rosária Almeida foca-se também na integração das crianças com deficiência, na situação familiar a que alguns estão dotados levando a que sejam excluídos e evoca a garantia dos seus direitos que deveria ser salvaguardada pelo “governo, sociedade, instituições e organizações sociais”.

“Tendo em consideração a problemática, faz-se necessário essa discussão em razão da mudança paradigmática na conceituação de deficiência, da educação e desafios sobre cuidados das crianças em Cabo Verde”, defendeu.

O seminário dedicado as famílias e ONG que se dedicam as crianças com deficiência tem como objectivo fortalecer as competências das famílias com crianças com deficiência, na primeira

Infância, estimulando seu desenvolvimento integral e para que desenvolvam a sua autonomia para superem eventuais dificuldades e tenho acesso aos direitos das crianças.

Durante o seminário de um dia está previsto o debate a volta de dois painéis sobre “Políticas Públicas de Educação e Cuidados da Primeira Infância” e “Investimentos na Primeira Infância/ Prevenção”.

A Associação Nacional de Apoio à Promoção da Educação Especial em Cabo Verde (ANAPEE-CV) é uma organização de cariz social sem fins lucrativos, criada em Março de 2017, e tem por missão principal contribuir com práticas e conhecimentos na busca de padrões de excelência e inovação de forma a promover a inclusão social das pessoas com deficiência no âmbito dos valores da equidade.

PC/AA

Inforpress/Fim