Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), alertou hoje sobre o uso indevido de chapas metálicas nas construções, que vêm constituindo sérios riscos a nível da saúde, segurança e ambiente no país.

“A utilização desenfreada de chapas metálicas em edifícios habitacionais tem vindo a gerar situações insustentáveis do ponto de vista arquitectónico e paisagístico, para além de constituírem um sério risco, para a saúde e segurança civil”, exortou o ministério, num comunicado de imprensa.

De acordo com o comunicado, a que a Inforpress teve acesso, o MIOTH diz que “suportado por um parecer técnico realizado pelo Laboratório de Engenharia Civil (LEC), em parceria com Instituto Nacional da Gestão do Território (INGT), constatou-se “a proliferação do uso de chapas metálicas em construções principalmente na ilha de Santiago, onde a situação é preocupante”.

As chapas metálicas que têm sido usadas para a cobertura de terraços, “na sua maioria de forma não estruturada ou estudada convenientemente, e outras vezes em alturas inadequadas, sujeitas a forças de outras naturezas atuantes, têm constituído um risco para a segurança civil”, lê-se no comunicado.

“Em algumas situações estão a ser usadas para criação de espaços habitáveis, colocando em risco a saúde devido a questões térmicas desses espaços”, refere o documento.

Segundo o MIOTH, existem chapas metálicas apropriadas e passíveis de uso para a criação de zonas de sombra nas habitações ou outros espaços similares, mas requerem um dimensionamento apropriado.

O comunicado realça ainda que “o uso desenfreado que se deu nestes últimos anos das chapas metálicas tem um impacto negativo” na paisagem urbana.

Entretanto, o MIOTH exortou as câmaras municipais, enquanto entidades responsáveis pelo licenciamento e fiscalização das obras em território municipal, a garantir o cumprimento dos projectos licenciados, bem como o acompanhamento técnico da execução, minimizando por essa via, à priori quaisquer riscos de segurança.

JL/FP

Inforpress/Fim

estatuto

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.