São Filipe, 17 Fev (Inforpress) – O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Jaime Ledo, desloca-se domingo à Chã das Caldeiras, para juntamente com a população local definir um local para disponibilização de água à população residente.

David Gomes Monteiro “Neves”, responsável da associação dos agricultores de Chã das Caldeiras, disse à Inforpress que a delegação do MAA pretende localizar um sítio na Portela e outro na Bangaeira para colocação de reservatórios de plásticos para depósito de água auto-transportada para posterior venda á população de Chã das Caldeiras que depara com o problema de abastecimento de água.

Segundo informações recolhidas, a água a ser disponibilizada pela delegação do MAA será vendida a 20 escudos por vasilhames de 20 litros, valor considerado elevado para muitas famílias, que entre água para consumo humano e para os animais gastam em média mais de 200 litros de água/dia.

Antes da erupção de 2014, a população era abastecida através da água de um furo de prospecção realizado na localidade de Boca Fonte, mas que foi encoberto pelas lavas, assim como toda a conduta, mas depois do regresso à Caldeira algumas famílias abasteciam através da água de nascente de Boca Fonte que não dispõe de caudal suficiente para abastecer a população.

Alguns moradores, sobretudos os que dispõem de unidades turísticas, abastecem-se através de água transportada em “Toyota Dina”, sendo que para cada quatro toneladas de água são obrigadas a desembolsar 12.500 escudos, sendo que cada tonelada de água fica à volta de três a quatro mil escudos.

A empresa Águabrava, segundo os moradores, vão até a zona de Cova Tina e não chegam a Portela e Bangaeira, alegando condições de segurança da estrada.

JR/JM

Inforpress/Fim

Assinaturas Inforpress

paywall4

01Notícias Relevantes Fique sempre informado sobre os principais acontecimentos de Cabo Verde e do Mundo.

02Informação de Qualidade Produzimos informação com independência, rigor e qualidade.

03Diversidade de Cobertura Pomos à disposição do público informação actualizada sobre os mais variados aspectos.