Cabo Verde implementa medidas para tornar agricultura mais resiliente e ajudar famílias a combater mudanças climáticas

 

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – Cabo Verde, por ser um país insular, que se tem tornado cada vez mais vulnerável, devido às alterações climáticas, tem por necessidade implementar medidas que tornam a agricultura mais resiliente em relação as essas mudanças.

A afirmação é do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na cerimónia, hoje, da apresentação oficial do “Projecto de Adaptação da Agricultura Familiar às Mudanças Climáticas”,  a ser executado pelo Programa de Promoção de Oportunidades Socio-económicas Rurais (POSER).

Segundo Gilberto Silva, implementar essas medidas significa, na prática, gerir melhor a água, conservar melhor os solos, adoptar técnicas e organização que permitam a exploração muito mais durável desses recursos naturais.

Neste âmbito, disse, o projecto ora apresentado vai actuar em algumas ilhas e vai ter na sua especificidade uma abordagem por bacia hidrográfica, onde a aposta será em medidas concretas que têm a ver com a água e a conservação de solos.

“Vamos apostar em criação de modelos que permitem vulgarizar e adaptar, gradualmente, a nossa agricultura, para que seja muito mais resiliente. Há que garantir o futuro da agricultura numa base sustentável e isto também faz parte dos ODS, da agenda 2030, que está plasmada no PEDES de Cabo Verde”, afirmou.

Ainda segundo o governante, o projecto hoje apresentado não se desassocia de muitas outras medidas e projectos institucionais que estão em curso, justamente para transformar a agricultura cabo-verdiana e torná-la mais sustentável e rentável.

A intenção, explicou, é contribuir para o aumento do rendimento das famílias, redução da pobreza e crescimento económico do país.

Por esta razão, lembrou que o público alvo do projecto serão os agricultores, as famílias que praticam a agricultura nas ilhas alvo do projecto, destacando que o programa contém medidas estruturantes que beneficiam todo o sector agrário.

Participaram no lançamento oficial do projecto o director da Divisão para a Área do Centro e Oeste da África, Luyaku Nsimpasi, e o Coordenador Regional para o Programa do Ambiente e Clima na FIDA, Amarth Patih.

O programa tem como objectivo fazer face às consequências da vulnerabilidade do país em matéria de mudanças climáticas, assim como fortalecer a capacidade dos pequenos agricultores quanto aos efeitos crescentes desse fenómeno.

Os principais eixos de intervenção do projecto vão ao encontro das acções que permitam a utilização de águas superficiais disponíveis nas barragens, a mobilização de águas subterrâneas a partir de furos já existentes, mas não equipados e redução do custo de bombagem , com a substituição do sistema de alimentação eléctrica pelo sistema de energia fotovoltaica.

O “Projecto de Adaptação da Agricultura Familiar às Mudanças Climáticas” vai abranger 10 localidades, sendo que na ilha de Santiago inclui Figueira Gordo, para 80 famílias (Santa Cruz); Longueira e Covoada 106 famílias (São Lourenço dos Órgãos); Veneza, em São Miguel, para 180 famílias e São João Batista (Ribeira Grande de Santiago) , para 334 famílias, todas zonas de bacias Hidrográficas.

Na Ilha do Fogo, o projecto abrange a zona Norte de São Filipe, beneficiando 60 famílias e o município de Santa Catarina, na Cabeça Fundão, abrangendo 150 famílias.

Em São Nicolau, serão beneficiadas as localidades de Canto Fanjã (130 famílias) e Queimada (60 famílias), e a localidade de Ribeira Prato, do município do Tarrafal, contemplando 80 famílias.

Na ilha Brava, o programa beneficia a localidade de Fajão, abrangendo 35 famílias.
Segundo os resultados do ultimo recenseamento agrícola, os cabo-verdianos usam hoje para agricultura cerca de 36.451 hectares de terra, o que representa 9,3% do território nacional.

Ainda o recenseamento, esta superfície é ocupada por um total de 45,514 exploradores agrícolas, sendo 99,7% do tipo familiar.

PC/JMV

Inforpress/Fim

Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon