África Avanza apoia sector da saúde com equipamentos cirúrgicos e reciclagem médica

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – A Associação de Cooperação Africa Avanza vai apoiar o Ministério da Saúde na melhoria dos processos internos de organização, reparação e substituição dos equipamentos cirúrgicos na Ilha do Sal, no quadro do programa Médicos Solidários para Cabo Verde.

Segundo o médico cabo-verdiano e especialista em orto-traumatologia, que acompanha a missão, Tito Rodrigues, o objectivo é dotar o Hospital público Ramiro Figueira de equipamentos modernos para intervenções cirúrgicas.

“Além de apoiar localmente a concretização do direito de acesso à saúde junto dos salenses, a missão tem gerado benefícios evidentes para o sistema de saúde e protecção social a nível nacional, por contribuir para a redução de evacuações inter-ilhas e a nível internacional”, disse em declarações à Inforpress.

Ainda de acordo com Tito Rodrigues, a missão da Africa Avanza para Cabo Verde, além de contribuir com a vinda de especialistas e equipamentos, ajuda na formação de profissionais nacionais com técnicas avançadas de medicina, disponibilização de equipamentos clínicos e consumíveis hospitalários e redução de tempo hospitalização dos doentes.

Esta missão espanhola, que teve início na sexta-feira, 16, e termina no próximo domingo, 25, integra uma equipa de médicos composta por um ortopedista e clinico geral, que tem realizando cirurgias em ortopedia e consultas de medicina geral no hospital da ilha do Sal.

A missão, que já vai na sua vigésima sexta edição, realizou, num período de cinco anos, mais de 721 cirurgias de forma gratuita na ilha, com impacto directo na qualidade de vida sanitária dos salenses.

No quadro do programa Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), o Ministério da Saúde quer impulsionar compromissos mútuos que garantam a continuidade da cooperação e o reforço da cooperação em outras áreas, nomeadamente na formação médica.

PC/CP

Inforpress/Fim