ADAD promove campanha de limpeza na região subaquática do Porto da Praia

Cidade da Praia, 01 Set (Inforpress) – A Associação de Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) promove este domingo uma campanha de limpeza na baía do Porto da Praia, com o intuito apoiar a protecção dos recursos marinhos do país.

O presidente a ADAD, Januário Nascimento, em declarações à Inforpress, explicou que esta iniciativa enquadra-se na campanha mundial de limpar os oceanos, assim como mostrar aos cabo-verdianos a necessidade de protecção da zona subaquática nacional.

“Esta campanha visa apoiar a protecção dos recursos marinhos e dar a conhecer aos cabo-verdianos os efeitos da poluição subaquática. Como todos sabem, temos muitos problemas nos nossos mares, inclusive nos portos, com grande massa de poluição”, informou, defendendo que uma das maiores fragilidades dos oceanos está ligada à poluição com os plásticos.

“Portanto, queremos também a luta contra o plástico e tudo aquilo que está no fundo mar a poluir”, observou.

O responsável apelou à união das autoridades e da sociedade civil, no sentido de trabalhar em conjunto para que a região subaquática “mantenha-se limpa”, mas que para isso é necessário uma “labuta para a prevenção”.

“Primeiro há a questão da educação, apostar na sensibilização, nas pessoas que lidam o dia-a-dia com o mar. É muito importante em concertação, trabalhar para que esta região seja bem protegida”, lançou.

A campanha de limpeza deste domingo, vai contar com a participação de dez mergulhadores, para além de 20 voluntários, que irão trabalhar fora do mar, no apoio logístico.

“O lixo recolhido será pesado e posteriormente enviado para a lixeira”, anunciou.

As actividades contam com o patrocínio da Enapor – Portos de Cabo Verde, e parceria do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), Policia Marítima, Guarda Costeira e Câmara Municipal da Praia.

HR/AA

Inforpress/Fim