Actividades da comemoração do mês da língua francesa e da Francofonia arrancam terça-feira, na Praia

Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress) – O Instituto de Língua Francesa (ILF) promove de 12 a 29 deste mês, na Cidade da Praia, uma série de actividades para celebrar o mês da língua francesa e da Francofonia.

À Inforpress, a directora do ILF, Aline Pradignac, explicou que o evento arranca na terça-feira com o lançamento de um concurso sobre a “língua francesa e as culturas francófonas”, destinado aos alunos da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Para quarta-feira, está prevista a realização de um ateliê sobre “a beleza feminina, o significado de ser mulher nos dias de hoje e os desafios que elas enfrentam”, onde será apresentado e lançado também o concurso “Não seja bela, seja…”.

Segundo Aline Pradignac, a ideia é fazer com que os estudantes, mulheres ou homens, possam participar neste concurso sobre a beleza feminina, completar essa frase, ou seja, encontrar uma palavra para completar a frase, que posteriormente será fotografada e gravada.

“O projecto, que já foi desenvolvido em França e na Costa do Marfim, visa criar um debate à volta desta temática”, revelou a directora do ILF, indicando que esses trabalhos estarão patentes numa exposição fotográfica, prevista para 29 deste mês.

O ponto alto das celebrações, realizadas em parceria com a Uni-CV e a Embaixada da França em Cabo Verde, acontece a 20 de Março, Dia Internacional da Francofonia, com uma tarde cultural animada pelos estudantes das escolas secundárias da Praia.

A Organização Internacional da Francofonia (OIF) foi criada em 1970, na França, e tem por missão dar corpo a uma solidariedade activa entre os 80 Estados e Governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

A OIF implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito de populações francófonas, e a sua actuação está submetida ao respeito pela diversidade cultural e linguística ao serviço da promoção da língua francesa, da paz e do desenvolvimento durável.

AV/CP

Inforpress/Fim