A Ponte assinala Dia Mundial da Prevenção do Suicídio sob o lema “Doe um minuto e salve uma vida”

 

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A Associação de Promoção da Saúde Mental (A Ponte) assinala hoje, 10 de Setembro, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sob o lema “Doe um minuto e salve uma vida”.

O mês de Setembro ao prestar um dia para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio faz um alerta para um problema que ainda não está sobre o controlo dos órgãos de saúde e nem das pessoas.

Em Cabo Verde, o suicídio, que também afecta cerca de 12,3 por cento dos cabo-verdianos, segundo dados divulgados pela OMS em 2016, é assinalado um pouco por todo o país sob a direcção da Associação de Promoção da Saúde Mental (A PONTE), com uma cerimónia com velas acesas.

A iniciativa, que visa assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, este ano sob o lema “Doe um minuto e salve uma vida” tem como objectivo fazer lembrar as pessoas de um ente querido desparecido ou que sobreviveu do suicídio.

No município da Praia, o acto vai ter lugar no Platô, na Pracinha da Escola Grande, em Achada Santo António no largo da Capela, Eugénio Lima na Praça local e em Vila Nova na Praça da Ribeira.

O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizado em Abril de 2016, aponta como causas do suicídio distúrbios mentais, transtornos de personalidade, isolamento e depressão.

A esquizofrenia também é responsável por 14% e a ingestão de álcool tende a ser um factor agravante, sendo associado em 18% nos números de mortes.

A nível mundial, todos os anos morre cerca de um milhão de pessoas por suicídio e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas por ano.

Por este motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos, com uma incidência maior nos homens do que nas mulheres.

O dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objectivo de prevenir o acto do suicídio e levar os governos a adoptarem estratégias de prevenção.

PC/ZS

Inforpress/Fim