Projecto CPLP Desporto apresentado na Praia para aliciar jovens estudantes cabo-verdianos ao desporto

Cidade da Praia, 20 Mar. (Inforpress) – A União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) quer introduzir Cabo Verde no Projecto CPLP Desporto, visando albergar 10.000 jovens estudantes que constituem a população estudantil através da prática de modalidades como futebol, atletismo e basquetebol.

Trata-se de um projecto que está a ser desenvolvido em alguns países desta comunidade lusófona, iniciado há três anos em Moçambique, onde já conta com seis milhões de jovens albergados, e que foi apresentado esta manhã ao ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.

De acordo com o presidente da União dos Exportadores da CPLP, Mário Costa, o projecto CPLP-Desporto tem por base as escolas, enquanto elo de ligação para a massificação do desporto através das aulas de Educação Física para que todos os jovens, neste caso cabo-verdianos, pratiquem o desporto.

O projecto CPLP-Desporto, segundo o seu líder, passa pelo desenvolvimento dos jovens através do desporto, visando captar a atenção dos jovens para problemas como a higiene, a cidadania e a gravidez precoce.

Pretende-se com esta mobilização, educar a população e promover o seu desenvolvimento, sendo que só em Moçambique já se afiguram 150 escolas de futebol, pelo que é intenção da organização estender este projecto a todos os países membros da CPLP.

Para a materialização deste projecto, está a ser envolvido a Federação Cabo-verdiana de Futebol, como forma de potencializar os talentos, já que da massificação dos jovens através das escolas espera-se a promoção de competição, mediante a organização de torneios juvenis, uma forma de desincentivar o abandono escolar.

Para além de potencializar os talentos em cada um dos países, o projecto, segundo Costa, passa, seguramente, para o envolvimento de parcerias entre países como forma de tirar partido das nações com um futebol mais desenvolvido como Portugal e Brasil e mesmo de países de abrangência desta comunidade como a Espanha.

A meta traçada para o pontapé de saída deste projecto em Cabo Verde é o início do próximo ano lectivo, envolvendo todas as escolas cabo-verdianas e que a organização aposta em como irá revolucionar o desporto juvenil ao mesmo tempo que irá contribuir para o desenvolvimento das suas vertentes intelectuais e individual no futuro.

O projecto CPLP Desporto tem ainda a particularidade de encetar parcerias com os clubes de forma a melhor potencializar os jovens atletas para os mercados estrangeiros para que consigam singrar a clubes da Europa e América com níveis de preparação idênticos aos países de acolhimento.

SR/ZS

Inforpress/Fim