Segunda etapa da XIII edição dos Jogos Infantis arranca a 26 de Maio com eliminatória entre concelhos

 

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – A segunda etapa da XIII edição dos Jogos Infantis, com realização em todos os 22 municípios de Cabo Verde, arranca a 26 de Maio com eliminatória entre concelhos para o apuramento dos campeões das ilhas.

Segundo Maria Teresa Araújo, da Direcção Nacional da Educação (DNE), a XIII edição dos Jogos Infantis decorre desde 24 de Abril e vai até 16 de Junho, e é promovida pelo Ministério da Educação, através da DNE, em parceria com as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.

Sob o lema “A criança aprende brincando, brincando ela é feliz”, esta edição tem como propósito, promover maior intercâmbio entre todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar no país.

De acordo com a mesma fonte, as equipas representantes de cada concelho são formadas por 20 crianças de cinco anos, sendo que na segunda etapa, os vencedores vão disputar o primeiro lugar da ilha e participar na final regional, que terá lugar em Mindelo, São Vicente (Barlavento) e Assomada, Santiago (Sotavento) em simultâneo, no dia 16 de Junho, Dia da Criança Africana.

Nas ilhas com mais de um município, os vencedores dos concelhos vão disputar, entre si, o primeiro lugar da ilha, sendo que no caso de Santiago, tendo em conta o número dos concelhos (nove), as eliminatórias serão feitas, por zona (Santiago Sul e Santiago Norte), no dia 24 de Maio.

Desta forma, as eliminatórias em Santiago Norte (Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz, Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos) e Santiago Sul (Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago) serão realizadas em simultâneo para “facilitar a organização”, para depois de apurados os vencedores das duas zonas, disputarem, entre si, o primeiro lugar da ilha.

No Fogo, no dia 26 de Maio jogarão as equipas vencedoras dos três concelhos (Mosteiros, Santa Catrina e São Filipe) para apurar a equipa vencedora da ilha, assim como, no mesmo dia, em Santo Antão, vão jogar as equipas vencedoras dos três concelhos (Paul, Ribeira Grande e Porto Novo) para apurar a equipa vencedora da ilha e também em São Nicolau (Ribeira Brava e Tarrafal).

Nas restantes ilhas (Maio, São Vicente, Sal e Boa Vista) no dia 26 de Maio jogam as três melhores equipas, ou seja, primeiro, segundo e terceiro lugar, para apurar a equipa vencedora da ilha.

“O projecto inicial previa uma terceira etapa regional dos finais de Sotavento e Barlavento, mas por falta de verba não será possível realizá-lo este ano”, disse Maria Teresa Araújo, indicando que as coordenadoras do pré-escolar, coadjuvadas pelos coordenadores da educação física, organizam as eliminatórias entre os jardins do concelho.

DR/ZS

Inforpress/Fim